É hora do Fórum! XXXI FALE - Unirio

Prez@dos e Prez@das, saudações!

IMPERDÍVEL!

O último FALE - Encontro de Alfabetização: leitura e escrita - Unirio/ RJ, acontece neste 26 de novembro, sábado, de 9 as 12h.

É um momento muito proveitoso, sempre impregnado de
práxis reflexiva.
Até lá!

A Educação que Queremos - Comemorativo 2011

COMEMORANDO...

Comemoro e compartilho a ALEGRIA e SATISFAÇÃO, não do dever cumprido, mas da RESPONSABILIDADE ética e estética que cresce a cada dia.

Em se tratando de um tema como o nosso -EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO - tão massificado e desmotivante para grande parte da nossa sociedade, cada visita neste espaço é motivo de ALEGRIA e constrói a consciência de que o trabalho só está começando dentro deste aparato intrigante, desafiador e altamente competitivo que é a Internet. 

Sinto-me renovada em minha INQUIETUDE. Aquela que repousa ante o desejo de contribuir e ver a Educação QUALITATIVA a altura de TODOS, ricos ou pobres, pretos ou brancos ou índios, sorridentes ou pouco humorados, magros ou gordos.
Assim, comemoro junto com você os mais de 130.000 acessos desde que iniciamos.


Por este motivo, acrescento uma nova roupagem no design deste blog. E compartilho com vocês, leitores-visitantes e leitores-fiés.

Obrigada a TODOS e TODAS que EDUCAM e se EDUCAM. E que o ANO VINDOURO seja para nós, EDUCADORES da DIFERENÇA, de muitas REALIZAÇÕES!

Desafios Cotidianos da sala de aula - XXX FALE



Fórum de Alfabetização, leitura e escrita.

Data: 8/ 10/ 2011
Hora: 9h
Local: ISERJ - Instituto Estadual de Educação Superior
Rua Mariz e  Barros, Pça da Bandeira, Rio de Janeiro


Sempre IMPERDÍVEL!

Alfabetização e Teorias Psicológicas da Educação

Como desenvolvemos nossa capacidade de aprender?
Já nascemos com ela ou a adquirimos ao longo da nossa vida?

Alfabetizar é um ato de amor. Já nos dizia Freire (1996). Mas educar implica atuar ancorado numa certa concepção do processo de aprendizagem. Ainda que não a tenhamos plenamente definida, é preciso ter a noção de cada uma delas, ou pelo menos as principais. Pensando nisto, pretendo contribuir com uma reflexão acerca dessas principais concepções sobre o processo de cognição que envolve a aprendizagem humana.



Importante salientar que, o indivíduo será aqui tratado como aprendente, ou aquele que se encontra em processo de aprender alguma coisa. Vejamos um pouquinho de cada uma delas então: (...)

Alfabetização Infantil por Indução Fotográfica Cerebral

Alfabetização: fotografias x nomes de objetos (frutas)

C@rísssimos,

Não estou defendendo o uso da metodologia apresentada aqui, mas compartilho e sugiro reflexões críticas, pois certamente são válidas frente àquilo que concebemos por processos de alfabetização.



BOAS INSPIRAÇÕES A TODAS E TODOS!

Processos Alternativos de Alfabetização: só para adultos?



“Leituras e escrituras numa Educação Popular”
Por Valéria Rosa Poubell:
In trabalho monográfico de final de curso de
Pós-graduação em Alfabetização – Puc/ 2002.

A visão que tenho de processo de alfabetização é aquele que é capaz de proporcionar ao educando meios de interagir de forma independente, autônoma e crítica frente ao mundo letrado. Devemos crer que para tanto, este processo deve contemplar o “ir além” das letras, fonemas, palavras e frases soltas e descontextualizadas. Mas o que oferecer aos alunos da EJA?

Girando a Roda de Leitores!



Estimados, eis a lista com os primeiros exemplares que irão compor o 1º Sorteio da "Roda de Leituras e Leitores" entre os seguidores do nosso blog.

QUANDO?

31 DE MAIO/ 2011

Lembramos que os exemplares já foram lidos encontrando-se em bom estado de conservação. Junto com o livro sorteado, o ganhador receberá um exemplar de edições anteriores da Revista Nova Escola e outro da Revista Educação.


1º SORTEIO - Construtivismo: de Piaget a Emilia Ferreiro, de Mª da Graça Azenha. 5 ed.
2º SORTEIO - Técnicas de Ensino: por que não?, Ilma Passos Alencastro Veiga (Org.). 6 ed.
3º SORTEIO - Novas Tecnologias e Educação, Lili Kawamura.
4º SORTEIO - Uma criança tratada como coisa: uma lição de sobrevivência, Dave Pelzer.
5º SORTEIO - Olhares femininos, Mulheres brasileiras, Marta Porto (Org.).


Siga o blog e concorra. O link encontra-se no canto esquerdo.

BOA SORTE E BOA LEITURA!

Pesquisa em Educação: Ciclo de Estudos em Alfabetização - Proalfa

Pessoal, tá aí uma oportunidade imperdível!

Palestra com a Prof. Dr. Maria do Socorro Calhau, uma mestra da mais alta competência, um ser humano fantástico em sua simplicidade na arte do ensinamento. Isto porque "quem sabe realmente, ensina e aprende junto", como a própria faz questão de nos alertar, ainda que admita sua incompletude conhecedora.

Vale muito a pena conferir!

(Clique na imagem para ver)

Má qualidade da educação: de quem é a culpa?

Prezado companheiro de troca-troca,

Desde que este espaço foi criado, venho tentando manter distanciamento de assuntos que não dizem respeito diretamente à alfabetização.  No entanto, a situação emergente em que a Educação no país se encontra e em especial a oferecida pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e os diversos pontos de vista apresentados principalmente pela mídia (formadora em potencial de opiniões) me conduzem ao desejo de soltar a voz em prol de toda experiência vivenciada no magistério.. Quero acrescentar que considero todos muito válidos e aceitos na medida do conhecimento da causa em questão por parte do seu emissor.

Como a alfabetização está contida nesta esfera mais ampla, peço licença para apresentar minhas reflexões acerca de um pensamento hegemônico que vem se consolidando cada vez mais no imaginário da população do país: a de que a má qualidade da educação se deva exclusivamente ao professor.

Que os "maus professores" existem, de certo e concordamos, mas torná-los representantes de uma grande maioria que vive a esperança refletida nas ações de uma Educação Pública verdadeiramente de qualidade é um tantão equivocado.

Avaliação processual: diagnosticando para enturmar e ensinar

Fim do ano se aproximando... hora de verificar pra valer o que os alunos aprenderam até então.

Considero importante, para um caminhar mais sólido e eficaz, um diagnóstico rigoroso para avaliar o nível de aprendizado dos alunos. Penso que é importante também termos em mente que o aluno aprende além de nós, os professores. As ruas por onde passam, os ônibus que viajam, os inúmeros cartazes, panfletos e escrituras em muros são aportes textuais alfabetizadores além escola. Precisamos estar atentos a isto para não subvalorizarmos os saberes dos nossos aprendentes. Então, que tal dar uma olhada neste vídeo oportunizado pela Revista Nova Escola?



Observa-se que o vídeo sugere uma avaliação diagnóstica inicial, no entanto, tal instrumento pode ser utilizado ao longo de todo o processo, em períodos espaçados, conforme necessidade. Assim, ele servirá de apoio ao trabalho do professor e também ajudará na enturmação mais apropriada para o ano seguinte.

Compartilhando Saberes e Afetos

Compartilhando Saberes e Afetos
Formação Pedagógica, ideias e informações

Solte a sua voz!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acesse os nossos Canais

Acesse os nossos Canais
Aponte Leitor de Código QR

Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação

Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.