É hora do Fórum! XXXII FALE - Unirio

XXXII FALE - Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita - Unirio


XXXII Encontro de Alfabetizadores

Momento de aquisição, troca de conhecimento e aprimoramento da prática pedagógica.
Vale a pena conferir o XXXII Fórum de Alfabetização - Leitura e Escrita, promovido pela UNIRIO, que acontece mensalmente. Cada encontro conta com a participação de palestrantes que contam suas histórias vivas no campo da Alfabetização e também com dinamizadores e coordenadores afinadíssimos com as mais recentes pesquisas sobre o assunto.

Abraços a todos e todas e

Nos vemos por lá!

Ciranda do Anel, de Bia Bedran - Parte II

Este post visa complementar o anterior, que versa sobre a cantiga de roda "Ciranda do Anel", de Bia Bedran. Veja-o aqui.

As atividades que seguem objetivam proporcionar aos alunos uma reflexão consciente sobre a construção da escrita, momento em que eles podem confrontar as suas hipóteses atuais com outras próprias elaboradas no momento da atividade, ou aquelas elaboradas pelos colegas, constituindo assim, uma nova estrutura mental sobre a linguagem oral e escrita.

Disponibilizo também uma amostra do acervo musical da cantora, de títulos do seu acervo literário e um vídeo de Contação de História do próprio acervo profissional da cantora na web.

Ciranda do Anel, de Bia Bedran


Olá, minha gente!
Compartilho um texto clássico, de tipologia poética, que já faz parte do nosso universo cultural musical há tempos. Entra ano e sai ano ele canta e encanta os nossos corações (nós, grandões) e principalmente os de nossas crianças. Refiro-me a música "Ciranda do anel", de Bia Bedran. E o melhor de tudo é que pode dar bastante "pano para as nossas mangas" alfabetizadoras.
Partindo da audição, dramatização e leitura da letra da música, disponibilizo uma seleção de etapas para o encaminhamento da proposta de alfabetização através de obras da literatura infantil. Espero que gostem, critiquem e opinem.
Clique no link abaixo para ler mais.

Seminário GEFEL I/2012

Pessoal, tudo bem com vocês?
Vamos conferir o 1º Seminário do GEFEL - "A escrita entre outras linguagens"?
Depois, convido a todos para partilharem aqui as suas opiniões sobre ele, ok?

(Clique na imagem para ampliá-la)


Forte abraço a todos e todas!


Jogos e Brinquedos Interativos

OLÁ, PREZADÍSSIMO LEITOR!


Permita-me sugerir uma reflexão: como caminha nossa mediação em meio aos diferenciados processos individuais de aprendizagem dos alunos?  Temos encontrado o passo, ainda que desengonçado? Rs... São "os ossos do nosso ofício!" Não desanime nunca. Afinal, estamos juntos nessa trajetória.

Deixo por aqui uma sugestão que eu achei muito bacana, que está me ajudando e vai te ajudar bastante também. Aliás, para seguirmos em nossa ardúa trajetória, toda ajuda é bem vinda, não é mesmo?

Uma ótima opção para aqueles, como eu, que gostam de ousar e inovar no que diz respeito à motivação dos alunos, é o oferecimento de materiais que não só motivem como estimulem o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Pensando nisso, venho pesquisando e conheci o Ateliê Calu Mirim, uma fábrica de materiais pedagógicos, que apresenta uma proposta variada de jogos e brinquedos interativos. Trabalha com conceito de formação da criança cidadã, que precisa aprender na ação, para desenvolver sua autonomia e consciência crítica.

Como proposta o Ateliê Calu Mirim apresenta a ludicidade em todas as suas peças, com texturas e cores que alegram o dia a dia e aguçam a busca pelo saber. Encontrei por lá um Painel de Contagem com numerais e objetos para relacionar ou mesmo servir de referência; um Cubo de Contagem também com numerais e objetos, totalmente interativo, onde pode-se trocar peças, figuras de acordo com o projeto a ser trabalhado; um Alfabetário Interativo (as peças são móveis) muito bacana; Maleta com Letras do Alfabeto móveis, Tapetinho Interativo; Tabela de Dupla Entrada; entre muitas outras. Por isso, estou compartilhando.

Tenho utilizado esses e outros materiais e já já partilho as experiências reais vivenciadas e os resultados apresentados.


(clique nas imagens para ampliá-las)










Boas Inspirações a todos e todas!

Concepção de Aprendizagem sob a ótica da medicina

TEORIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
O que pensam os médicos docentes sobre a aquisição do conhecimento?
A discussão acerca da concepção sobre as formas de aquisição do conhecimento sempre foi objeto de interesse e investigação por parte dos cursos de Educação, mas precisamente, do curso de Pedagogia. No entanto, a grande disseminação de ideias, algumas bastante conflitantes entre si, acaba por incitar a questão entre os profissionais da área médica. Mas o que pensam esses profissionais sobre a maneira como os seres humanos adquirem conhecimentos ao longo da vida?
Analisando diversas pesquisas sobre o assunto, uma me chamou a atenção pela sua proximidade com o campo educacional, embora tenha sido elaborada de médico para médicos. Compartilho então o link de divulgação da pesquisa.
Muitas inspirações a todos e todas!

"Nossa questão é discutir a compreensão de docentes de Medicina sobre o que é o conhecimento, como se aprende, como se ensina e qual o papel do docente no processo de ensino-aprendizagem. Como subsídio para as reflexões que faremos com os resultados de uma pesquisa com docentes que atuam profissionalmente na preceptoria de atividades na rede básica de assistência, apresentaremos um breve panorama das diferentes concepções de conhecimento e aprendizagem".

Leia mais em:

Material de Atividades Pedagógicas - Modelos para adaptação


(Disponível em: http://rclatosensu.blogspot.com/2011/10/receita-do-bom-professor.html)


Aqueles que nos acompanham sabem bem que não gosto muito de "recomendar" atividades pedagógicas prontas, pois entendo que cada grupo é um grupo diferenciado e, por isso, as atividades devem ser adequadas às necessidades de cada um. Mas como ninguém cria do nada o tempo todo, ADAPTAR  é uma ótima opção. Então, sugiro e disponibilizo um link que os levará a um site que contém atividades pedagógicas que servem bem ao propósito para pensarmos uma intervenção bem bacana para o próximo ano que se aproxima.

Eis o link: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2696665

Boas Inspirações a todos  e todas!

Acesse e mande notícias para nós!

É hora do Fórum! XXXI FALE - Unirio

Prez@dos e Prez@das, saudações!

IMPERDÍVEL!

O último FALE - Encontro de Alfabetização: leitura e escrita - Unirio/ RJ, acontece neste 26 de novembro, sábado, de 9 as 12h.

É um momento muito proveitoso, sempre impregnado de
práxis reflexiva.
Até lá!

A Educação que Queremos - Comemorativo 2011

COMEMORANDO...

Comemoro e compartilho a ALEGRIA e SATISFAÇÃO, não do dever cumprido, mas da RESPONSABILIDADE ética e estética que cresce a cada dia.

Em se tratando de um tema como o nosso -EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO - tão massificado e desmotivante para grande parte da nossa sociedade, cada visita neste espaço é motivo de ALEGRIA e constrói a consciência de que o trabalho só está começando dentro deste aparato intrigante, desafiador e altamente competitivo que é a Internet. 

Sinto-me renovada em minha INQUIETUDE. Aquela que repousa ante o desejo de contribuir e ver a Educação QUALITATIVA a altura de TODOS, ricos ou pobres, pretos ou brancos ou índios, sorridentes ou pouco humorados, magros ou gordos.
Assim, comemoro junto com você os mais de 130.000 acessos desde que iniciamos.


Por este motivo, acrescento uma nova roupagem no design deste blog. E compartilho com vocês, leitores-visitantes e leitores-fiés.

Obrigada a TODOS e TODAS que EDUCAM e se EDUCAM. E que o ANO VINDOURO seja para nós, EDUCADORES da DIFERENÇA, de muitas REALIZAÇÕES!

Desafios Cotidianos da sala de aula - XXX FALE



Fórum de Alfabetização, leitura e escrita.

Data: 8/ 10/ 2011
Hora: 9h
Local: ISERJ - Instituto Estadual de Educação Superior
Rua Mariz e  Barros, Pça da Bandeira, Rio de Janeiro


Sempre IMPERDÍVEL!

Alfabetização e Teorias Psicológicas da Educação

Como desenvolvemos nossa capacidade de aprender?
Já nascemos com ela ou a adquirimos ao longo da nossa vida?

Alfabetizar é um ato de amor. Já nos dizia Freire (1996). Mas educar implica atuar ancorado numa certa concepção do processo de aprendizagem. Ainda que não a tenhamos plenamente definida, é preciso ter a noção de cada uma delas, ou pelo menos as principais. Pensando nisto, pretendo contribuir com uma reflexão acerca dessas principais concepções sobre o processo de cognição que envolve a aprendizagem humana.



Importante salientar que, o indivíduo será aqui tratado como aprendente, ou aquele que se encontra em processo de aprender alguma coisa. Vejamos um pouquinho de cada uma delas então: (...)

Alfabetização Infantil por Indução Fotográfica Cerebral

Alfabetização: fotografias x nomes de objetos (frutas)

C@rísssimos,

Não estou defendendo o uso da metodologia apresentada aqui, mas compartilho e sugiro reflexões críticas, pois certamente são válidas frente àquilo que concebemos por processos de alfabetização.



BOAS INSPIRAÇÕES A TODAS E TODOS!

Compartilhando Saberes e Afetos

Compartilhando Saberes e Afetos
Formação Pedagógica, ideias e informações

Solte a sua voz!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acesse os nossos Canais

Acesse os nossos Canais
Aponte Leitor de Código QR

Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação

Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.