Processo de aquisição da leitura e escrita - por Emília Ferreiro


Níveis de aquisição da escrita


 


Emília Ferreiro, sem dúvida alguma, nos prestou grande contribuição para que pudéssemos compreender como se dá o processo de leitura e escrita para o aprendente. Salvo todas as críticas ao seu trabalho, considero pertinente observar que não percebo essas fases como padrão rígido que se apliquem a todos os indivíduos.

No entanto, elas são boas norteadoras do processo que se deseja pôr em prática - por onde vamos começar? - além de servirem como embasamento de um bom diagnóstico sobre o desenvolvimento do (a) aprendente da leitura e da escrita no momento em que propomos um trabalho com ele (a), também serve para repensar esse trabalho como forma de intervir positivamente para a ampliação do seu aprendizado.

Em seus artigos e livros (Reflexões sobre a Alfabetização (*) e outros) a autora argentina deixa claro que considera a alfabetização um processo que tem início bem cedo e não termina nunca:

"Nós não somos igualmente alfabetizados para qualquer situação de uso da língua escrita. Temos mais facilidade para ler determinados textos e evitamos outros. O conceito também muda de acordo com as épocas, as culturas e a chegada da tecnologia" .

Segundo ela, aquele que aprende geralmente percorre o seguinte caminho até chegar ao nível de aprendizado desejavél para ser considerado leitor e escritor.
  • fase pré-silábica
  • fase silábica
  • fase silábica-alfabética
  • § fase alfabética
  • § fase alfabética-ortográfica
As características para cada fase acima descrita podem ser resumida da seguinte forma:

1- Fase pré – silábica

- Sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras – BLSIK (elefante);
- Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).

2- Fase silábica

Esta fase desdobra-se em duas:

A) Silábica Sem valor sonoro:
- Ainda não faz relação do som com a grafia da letra que utiliza;
- A escrita ainda não é percebida como representação da fala;
- Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.

Exemplos: 
MACACO __ BPS
CAVALO___BUP

B) Silábica Com valor sonoro:
- A escrita começa a representar a fala;
- Percebe a relação de som com a grafia;
- Escreve uma letra para cada sílaba.

Exemplos.: 
PATO___ AO ( valor sonoro só nas vogais ) 
PATO___ PT ( só usa consoantes )

3- Fase silábica-alfabética

- Apresenta escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;
- Alterna escrita silábica com alfabética.

Exemplos.: 
CAMELO_____CAMU 
TOMATE_____TOMT

4- Fase alfabética

- Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letras);
- Ainda não domina as normas ortográficas da língua;
- Escreve como fala.

Exemplos.: 
CAMELO _______KAMELU
TOMATE_______ TUMATI 

5- Fase Alfabética-ortográfica

- Faz a correspondência entre letras e grafemas da língua;
- Amplia o conhecimento sobre as normas ortográficas;
- Faz a correção do seu próprio texto.

Exemplos.:
JARDIN _____ JARDIM
CORREO _____ CORREIO
CABESA _____ CABEÇA
ISO ________ ISSO

 
"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)


(*) FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1994.


22 comentários:

  1. Amiga,
    como é bom tê-la amparando minha profissão. Te admiro muito e quero agradecer por partilhar esse tantão de coisas que sabe com todo mundo.

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    1. O que é a Educação se não uma grande rede de compartilhamento de boas ideias, né, amiga? Obrigada por me ensinar tanto. Bjo.

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  2. oi , estava passando por aqui e queria tirar uma dúvida ..
    na fase silábica existe valor sonoro ?

    agradeço desde já !

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    1. Existe sim. Nessa fase é possível mediar de forma eficaz fazendo um intenso trabalho de leitura diária das letras do alfabeto, seja através de cartaz afixado ou dos próprios nomes dos alunos ou ainda, de palavras-chave já trabalhadas.

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  3. Achei interessante este espaço virtual para debatermos práticas educacionais relevantes para o dia-a-dia escolar.
    Gostei!
    Visitarei mais vezes.

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  4. Achei interessante a iniciativa de manter um espaço virtual sobre educação.
    Voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. Todo bom senso requer um bom estudo de leitura, e isso os Autores tem de sobra para oferecewr aos Leitores como eu, que gosta de ler e escrever. Gosto de repassar para meus alunos que nei tudo esta perdido, quando você viaja no mundo dos livros, isso e muito gostoso e prazeroso. O mundo requer mais informação do que demostração de quem ver o livros de baixo e não sabe o real valor do facinande mundo que existe escondido. Por fim, os livros quer levar você ao fábuloso mundo escondido que você ainda não conhece.

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  6. Parabêns pelo seu trabalho, se todo educador deixasse suas idéias expostas,tornariam o processo de ensino aprendizagem bem mais motivado!! Simone Ipubi-PE

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    1. Que bom que existem educadores assim como você, Simone. Grande abraço e volte sempre que quiser!

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  7. Amei seu trabalho, servirá de apoio pedagógico para muitos profissionais da educação, inclusive para
    avanços psicomotores.Parabéns!!! Aquele que escreve com amor e dedicação nunca será esquecido,continue sedo esta leitora especial, Assim enriqueceras seus potenciais e dividiras com os leitores que buscam conhecimentos...Que Jesus continue iluminando sua mente,colocando sobre ti o Dom da Sabedoria...

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    1. Agradeço o seu carinho, Veronica. O prazer é imensurável ao saber que estou contribuindo positivamente, de alguma forma, com alguém "afetado", no sentido da emoção, como diz minha mestra Paula Cid Lopes, pelas questões educacionais. Forte abraço para você e compartilhe suas ideias sempre que quiser conosco.

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  8. gostei de ver me ajudou bastante

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    1. Estamos pesquisando mais sobre o assunto para atualizações futuras. Abç.

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  9. amei o que vem detalhado no trabalho me audou bastante

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  10. gostei bastante foi uma grande ajuda

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  11. Gostaria de saber quais são as teorias do letramento ?

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    1. Oi, Sara! Como vai?
      Vou resumir aqui o que entendo por Letramento, ok?
      Trata-se do processo de aprendizagem da leitura e da escrita no sentido real, ou seja, atendendo às demandas do campo social, da comunicação no dia-a-dia da pessoa humana. O que fazer com os códigos assimilados na alfabetização? Que uso fazer da leitura e da escrita?
      Espero que te ajude um pouco, mas vale a pena aprofundar um pouco no assunto para melhor compreensão. Então sugiro alguns textos, tá. Beijos.
      . Letramento e alfabetização - as muitas facetas (Magda Soares);
      http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf

      .Letramento e alfabetização (CEALE/UFMG) http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_Letramento.pdf

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  12. Parabéns Valéria pelo artigo esclarecedor!

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    1. Fico muito feliz por ter ajudado, Tarliany! É só uma prévia. É sempre bom aprofundar mais. Beijos e bons estudos sobre o assunto.

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