Alfabetização: letra de imprensa x letra cursiva

-->

Muitos de nós, alfabetizadores, sentimo-nos inseguros acerca da escolha do tipo de letra a ser usado na alfabetização: Letra Cursiva ou Letra Bastão (ou Imprensa)? Chegamos a divergir em defesa daquilo que acreditamos ser o melhor caminho a ser trilhado pela criança. Sem sombra de dúvida, ainda voto no bom senso para que tal escolha aconteça de forma a garantir o sucesso real de todos rumo ao letramento tão exigido no mundo atual. 




https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT64VkH_0FheZxLjjG30xKXhwoNTDbQBq3R0cx5rvfjqwRa6JsC9Q
Pensemos e concordemos que a letra cursiva apresenta um grau de dificuldade, em seu traçado propriamente dito, maior que a bastão ou imprensa, como também é chamada, mesmo em se tratando de crianças de um nível mais avançado. Ela é mais cansativa pra quem está aprendendo e, por isso, despende um tempo muito maior para a atividade de escrita. No entanto, a dificuldade varia de criança para criança.

 

Penso que o processo de aprendizagem é suavizado quando se introduz o uso da letra bastão no início do processo de alfabetização e a manuscrita somente após a alfabetização concretizada (codificação e decodificação - leiturização). Acredito também que se a criança for bem estimulada, emocional e afetivamente, ela se desenvolverá bem independente de qualquer obstáculo.


Para elucidar e aprofundar um pouco mais esse assunto, busquei nas idéias de especialistas no assunto, um começo para as nossas reflexões. Primeiramente, apresento um quadro comparativo, bastante divulgado pela web, a seguir texto adaptado por mim baseado nas ideias de duas psicopedagogas, do Rio Grande do Sul, finalizando com ideias e opiniões de pais e educadores compartilhadas a partir da reportagem publicada na Revista Nova Escola (n. 217/ 2008).

Vejamos então cada uma dessas reflexões:

1- Quadro Comparativo - Tipos de Letras usadas na Alfabetização.


(Clique na imagem para melhor visualização)

2- O que dizem os especialistas sobre o assunto?

(Adaptado de Janaína Albani Dias* e Renata Brogni da Silva**)

Com o passar dos tempos torna-se cada vez mais importante a crescente preocupação com relação à alfabetização. Governo, educadores, escolas e pais unem-se para que cada vez mais, tenhamos crianças bem alfabetizadas, formadas e tornando-se, futuramente, cidadãos críticos e profissionais qualificados. 

A atenção com as classes de alfabetização é um dos pontos mais relevantes e considerados pela educação atual, pois é a base para toda a vida escolar do ser humano. É também nestas classes que os alunos tomam “gosto” pelo estudo. Desta forma, se a atividade escolar não for prazerosa, motivadora e se os professores não tornarem a educação, em especial a alfabetização, uma prática agradável, as chances dos alunos desanimarem e desapontarem-se é bastante grande. 

A real preocupação com a alfabetização surgiu com o renascimento (século XV e XVI), uma vez que eram publicados livros para um público bem maior e a leitura deixou de ser coletiva e passou mais individual. Como conseqüência da preocupação com a alfabetização surgem as primeiras “cartilhas”, com o objetivo único de dar ênfase a leitura. 

Depois de 1950 a cartilha passou por uma grande transformação, objetivando, a partir de então, a escrita dos alunos. Atualmente, a prática escolar adotada, ainda baseia-se na cartilha tradicional. Porém, conforme afirma cagliari (1999, p. 31): “O processo de alfabetização pode ser diferente do método das cartilhas, procurando equilibrar o processo de ensino com o de aprendizagem, apostando na capacidade de todos os alunos para aprender a ler e escrever no primeiro ano escolar e desejando que essa habilidade se desenvolva nas séries seguintes, até chegar ao amadurecimento esperado pela escola”. 

A escola, nos últimos anos, foi bastante surpreendida pelas inovações dos campos da ciência e da tecnologia. Com esses avanços, muitas teorias acerca da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, da leitura, da escrita e da alfabetização foram sendo complementadas, discutidas e reconstruídas necessitando trazer consigo reformulações dos métodos educacionais. 

Gostaría de salientar a relevância deste artigo para a educação, por ser este um assunto bastante polêmico entre professores. Assim, espero que contribua e auxilie os professores alfabetizadores para que melhor desempenhem seu trabalho. Considerada uma questão bastante complicada e duvidosa, muitos professores não sabem que tipo de letra utilizar para alfabetizar de forma mais eficaz os seus aprendizes. Afinal, qual a melhor letra para quem está começando a aprender a ler e escrever? Bastão ou Cursiva?

Pensando nessas mudanças, questiono: será que além de todas as dificuldades que os alunos já enfrentam no início do processo de alfabetização, eles têm a necessidade de aprender a ler e escrever a letra cursiva, cuja sua utilização nos tempos atuais encontra-se quase que exclusivamente na escola? Não a encontramos em nenhum outro lugar no contexto social a não ser nas cartas (cada vez mais cedendo espaço aos emails escritos com letra de forma) ou bilhetes.

Porque a maioria dos professores continuam trabalhando com a letra cursiva, exigindo esta aprendizagem, muitas vezes como critério de aprovação? Em função desta contradição (aprendizagem em letra cursiva X contexto social em letra bastão), identificamos a necessidade de uma pesquisa aprofundada, já que na literatura atual não há quase nada que se refira diretamente a este assunto. 

Como o objetivo da escola deve ser o de preparar cidadãos críticos capaz de transformar a realidade em que vivem para melhor, a proposta de alfabetização deve naturalmente adequar-se às exigências da atualidade. Realidade esta, em que a letra bastão esta presente em todos os momentos da vida de uma criança: em livros, televisão, revista, jornais, embalagens, rótulos, cartazes nas ruas, no teclado do computador. Ficando a escola como um dos únicos espaços sociais onde se privilegia a escrita com letra cursiva.

Muitos educadores dedicam parte do seu tempo treinando o alfabeto manuscrito com seus alunos, apesar de viverem num mundo onde a letra de forma é dominante. Desta forma, percebe-se uma grande perda de tempo e esforço por parte dos alunos e professores que tentam insistentemente a grafia da letra cursiva. Tempo este que poderia e deveria ser melhor aproveitado, com atividades desafiadoras, com objetivos reais para a necessidade de crescimento de seus alunos. 

Percebe-se então, a dificuldade com que se defrontam estas crianças, que recém aprendendo a ler e escrever deparam-se com obstáculos criados e na maioria das vezes impostos pela própria escola que obriga seus alunos a utilizar a letra cursiva já no início da aprendizagem da leitura e escrita, sendo em muitos casos um inibidor de avanços e desmotivador, podendo trazer conseqüências bastante sérias e graves, como, por exemplo, o fracasso escolar. 

Segundo ferreiro, (apud nova escola, 1996, p. 11) começar a alfabetização com letra bastão é uma tentativa de respeitar a seqüência do desenvolvimento visual e motor da criança. 

No entanto, em vez dos professores despenderem a energia de seus alunos no aprendizado da letra cursiva, poderiam utilizá-la para outras atividades mais importantes e necessárias para a vida dos alunos, como por exemplo: leituras diversificadas, jogos, brincadeiras ou músicas.

3- Ideias e Opiniões de Pais e Educadores sobre a questão
" - POR QUE AS CRIANÇAS DEVEM APRENDER A ESCREVER COM LETRA DE FÔRMA PARA DEPOIS PASSAR PARA A CURSIVA?"

Questionamento feito à Revista Nova Escola a partir da sua reportagem, da Edição n. 217, de novembro de 2008, respondido por Cristiane Pelissari, selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada. Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas e as de fôrma minúscula e até podem ser apresentadas a elas, desde que tal contato fique restrito à leitura.

*Janaína Albani Dias - Pedagoga; Especialista em alfabetização; Psicopedagoga; Professora alfabetizadora da rede pública Municipal da cidade de Gravataí/RS.
**Renata Brogni da Silva - Pedagoga; Especialista em alfabetização;
Diretora de Escola de Educação Infantil do Município de Eldorado do Sul/RS.

3.1- Comentários dos leitores - Pais e Educadores (identidades preservadas nesse espaço)

G. Faustino - Postado em 17/10/2010 16:14: 31
Entendo e sempre deu certo em minhas práticas que as crianças precisam entender a escrita, estar lendo ao menos silabas, para depois escrever letra cursiva, mas o que me preocupa são as grafias de muitos professores que não ajudam nesse processo, pois o aluno tem que ter referencia para essa grafia, e muitas vezes ficam confusos com a letra do próprio professor que precisa ter letra pedagógica para ajudar os alunos nessa transição, que para o aluno acontece naturalmente e com sucesso se não for simplesmente imposto, isso porque ele já traz de casa uma bagagem sobre esta escrita. 

MBS. Sales - Postado em 01/10/2010 22:05: 03 
Gostaria de ler textos de especialistas que discuta o uso da letra cursiva ou bastão nos espaços de educação infantil. A criança está em formação, acredito que ela possa ser apresentada aos diversos tipos de escrita, com diferentes portadores de texto. Mas os cartazes, informativos em geral, devem ser necessariamente em letra de forma? 

L. Bambino - Postado em 15/04/2010 13:38: 52 
Por que as crianças devem aprender a letra cursiva? Este tipo de letra somente é usado na escola, uma vez que o que mais vemos (livros, jornais, revistas, propagandas, bulas de remédio, rótulos de produtos, etc...) é a escrita do tipo Bastão (fôrma). A letra cursiva é mais difícil de ser aprendida, principalmente para aquelas crianças que tem algum tipo de dificuldade. As letras emendam umas nas outras, dificultando o processo de leitura. O objetivo da escrita é o de comunicar algo e o tipo de letra pouco importa. A comunicação acontecendo é o que de fato deveria ser levado em conta. 

JCM.Versiani - Postado em 13/04/2010 11:24: 28 
Na verdade gostaria de saber que implicações terão caso o aluno chegue ao 8º ano ainda sem seguir fazer letra cursiva e como fazer para resolver esta situação, ou seja, ensinar o aluno a letra cursiva nesta série. 

AMG. Ferraz - Postado em 09/07/2009 13:30: 22 
Caros colegas, a minha pergunta é um pouco diferente. Por que as crianças precisam aprender a escrever a letra cursiva? Isso após a alfabetização torna-se algo inerente aos alunos que sentem a necessidade da letra cursiva, aos que não sentem continuam com a letra bastão, ou até misturam, fazem uma "dobradinha" das letras, coisa que vemos muito com os alunos que chegam ao ensino fundamental II, e nós professores não cobramos desses alunos a letra cursiva perfeita, somente o conteúdo correto. E o adulto? Especialmente os que trabalham em profissões técnicas, utilizam muito a letra bastão, ou ainda melhor agora na era virtual, a comunicação é através dos nossos msn's, e-mails. Então qual é mesmo a finalidade da letra cursiva? 

JC.Malheiros - Postado em 31/03/2009 12:00: 59 
Quando eu comecei a entender a construção das hipóteses de escrita e a realização adequada de uma sondagem para identificar os níveis de escrita, percebi que a letra de fôrma maiúscula é fundamental para desenvolver o processo de alfabetização, pois quando eu trabalhava em outras séries tinha uma visão equivocada. 

RMG.Silva - Postado em 28/03/2009 00:00: 00 
Concordo com a opinião de nossa amiga Júlia Almeida, contudo acredito que as crianças, após compreenderem o sistema de escrita, devem ter contato com todos os tipos de letras, porém não se deve impor a criança o tipo de letras que deve utilizar (o que acontece muito na escola, em relação à letra cursiva) e sim dar a liberdade de utilizar da letra que encontrar mais facilidade ou que mais lhe convir. Levar a criança a conhecer todos os tipos de letras é um dever da escola, qual letra utilizar é uma escolha do indivíduo. 

R. Gomes - Postado em 23/03/2009 00:00: 00 
A letra cursiva é complicada, é agarradinha e confusa (é mais pessoal) para entender o que o outro escreve, por exemplo, quando um adulto já alfabetizado escreve para outro adulto alfabetizado ler ,ele vai encontrar muita dificuldade para entender a sua letra. Se para uma pessoa já alfabetizada é complicado, imagine para uma criança no início da alfabetização, por isso é muito mais fácil para a criança aprender a ler com a letra de fôrma maiúscula.

BOA LEITURA E BONS ENCAMINHAMENTOS!

(*) Créditos das Imagens:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPmLmyHBtv5ahkOfDzoXughBxciIYLLeLKr-oM3qiWNECFGivHO5ULWNe-hEeUdT3EOypY-5Q26EZZ1cBMQSQIft8m88qjRdPtziai6zADSXiAnRCBOh_G65rb5aLbtiMRCidqkN077oPT/s1600/Tipo+Letras.jpg

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

ADRIANA, Vera e Silva. Bastão X Cursiva, os prós e os contras de cada letra na alfabetização. São Paulo: Ed. Abril, n. 99, XI, p. 8-16, dez 1996. 

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o ba, be, bi, bo, bu. Pensamento e ação no magistério. São Paulo: Editora Scipione, 1999.

Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.1997

Revista Nova escola: Entrevista realizada com Emilia Ferreiro: 1996. p. 11.

21 comentários:

  1. Oi, gostaria que me fizesse uma breve introduçao da leitura e utilizaçao da imprensa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leituras de textos com significados reais tornam o aprendizado mais rico e eficaz. Alfabetização caminha junto com o letramento, que corresponde ao uso do código linguístico - leitura e escrita - nas práticas sociais do dia-a-dia. A letra de imprensa, com o advento das tecnologias diariamente reinventadas, torna-se cada vez mais aliada no processo inicial de apropriação desse código por se constituir em objeto constante de observação por toda a parte, nas ruas, nos telefones, nos livros e revistas, nos produtos de consumo (mercados, drogarias, etc.). Mas a cultura histórica imprime uma relevância e apelo excessivo quanto à letra cursiva, somente utilizada nas escolas conservadoras e por aqueles que foram adestrados por ela. Na realidade, o que importa é a compreensão dos conteúdos escritos e a expressão do pensamento crítico reflexivo por parte do leitor/escritor e não o tipo de letra que usa. É o que penso.

      Excluir
  2. nao vi nada de letra impresa

    ResponderExcluir
  3. Olá, agradecemos sua contribuição. Sem dúvida alguma, a mídia, se é sobre este assunto que nos sugere, representa papel fundamental na vida dos aprendentes da língua falada e escrita. Abç.

    ResponderExcluir
  4. Oi Valeria, passei para uma visita e me tornei sua seguidora. Parabéns pelo lindo blog. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos sua visita e aguardamos seu retorno. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. HJ RECEBI UMA TAREFA DOS MEUS FILHOS, DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE PEDIA O TRACADO DE LETRAS, PALAVRAS E FRASES, NO CADERNO DE CALIGRAFIA. QUAL A SUA OPINIAO.

    ResponderExcluir
  7. Andreia (me sinto mais confortável agora), não há o que agradecer. O objetivo deste espaço é isso mesmo: discussão, debate e informação.
    PS.: Sugiro que pesquise mais sobre o assunto, lhe ajudará a formar sua própria opinião. E aí, é só compartilhar conosco...

    Abç. para vc e filhotes.

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria tudo bem? A maioria dos livros trabalha com a coordenação motora das vogais no início do ano assim: Cubra as vogais cursivas... Os alunos do pre 1 ou jardim 1 ainda não estão com a coordenação motora trabalhada, para que consigam cobrir as vogais cursivas. Creio que o certo seria traçar as vogais em letra bastão. Gostaria que me respondesse o que acha disso. Obrigada! Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Havemos de concordar que a letra cursiva apresenta um grau de dificuldade, em seu traçado propriamente dito, maior que a bastão, mesmo em se tratando de crianças de um nível mais avançado. Ela é mais cansativa pra quem está aprendendo. No entanto, a dificuldade varia de criança para criança. Penso que o processo de aprendizagem é suavizado qdo se opta pelo uso da letra bastão no início e após a alfabetização concretizada (leiturização), introduz-se a manuscrita. Acredito tb que, se a criança for bem estimulada, emocional e afetivamente, ela se desenvolverá bem independente de qq obstáculo. Forte abç.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!

    Adorei ver a imagem do meu alfabeto da Turma da Mônica servindo seu blog!!! =D
    Espero que tenha gostado do meu espaço e que volte muitas vezes!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Poliana, espero que tudo esteja bem com você. Adorei o seu espaço e agradeço pelo ótimo conteúdo lá apresentado. Obrigada por disponibilizar a bela imagem para todos que acompanham os nossos blogs.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho um filho que está em processo de alfabetização e estuda numa escola Montessoriana. Ontem, fui chamada pela coordenação para falar que meu filho não estava suficientemente estimulado a escrever na letra cursiva,preferindo utilizar a bastão e que a escola entende que a letra cursiva é a mais apropriada pois dá à pessoa maior confiança pessoal. Só que ele está começando a ter interesse pela escrita e temo que essa postura da escola venha a tolher o seu desenvolvimento. Gostaria de ouvir a sua opinião. Desde já agradeço, Maria Botelho

    ResponderExcluir
  13. Seu filho está estimulado a escrever? A escola deveria valorizar isso e a partir da graduação do seu progresso na leitura e escrita cada vez mais eficientes, afinal é o que importa de fato, introduzir a letra cursiva. Mas não como imposição, sim como alternativa de escrita. O que está em jogo é o desejo presente e constante pela busca da aprendizagem, pela curiosidade aguçada, pela autonomia e autocrítica construídas ao longo do percurso que a criança percorre na escola. Lembremos que, a escrita cursiva nasceu da falta de ferramenta mais apropriada para que a comunicação ocorresse. Para que serve a escrita se não para transmitir um comunicado. E aí, o que importa, nos dias atuais, se eu prefiro escrever da maneira como a maioria das coisas que leio e vejo no dia-a-dia se apresentam pra mim. Confiança? Entendo ser aquela presente na satisfação daquilo que consegui realizar através da minha participação comunicativa com o mundo que me cerca. Chame você a Coordenação da escola para uma nova conversa sobre o assunto. Discutam juntos o melhor caminho. Boa sorte pra você e pro pequeno aprendiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo: "A escola deveria valorizar isso e a partir da graduação do seu progresso na leitura e escrita cada vez mais eficientes, afinal é o que importa de fato, introduzir a letra cursiva, culturalmente exigida, mas não como imposição, sim como alternativa de escrita. Desculpem.

      Excluir
  14. A minha experiência como mãe, não sou educadora, mas participo ativamente do processo de alfabetização do meu filho de 6 anos, é que para facilitar o início da alfabetização, é fundamental a criança, além de conhecer a letra de forma (impressa) maiúscula, conhecer também a impressa minúscula. Na escola do meu filho só se ensina a letra impressa (de forma) maiúscula, daí ele não conseguia ler palavras de um livro, revista, placas de comércio etc., pois os mesmos estavam em sua maioria escrito com letras minúsculas impressa. Simplesmente desconhecia as letras no formato: a, e, b, d, f, t etc...
    Podem observar que o mundo está escrito com letras minúscula impressas.
    Após apresentá-lo as letras impressas minúscula, rapidamente começou a ler. Ao meu ver, foi uma falha da escola, apresentar apenas um tipo de letra e somente as maiúsculas.
    Atualmente, estou apresentando ao meu filho as letras cursivas, que realmente é muito mais difícil de escrever, mas quero que ele tenha conhecimento delas, e posteriormente decida o tipo de letra que irá usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu depoimento é muito preciso: "na escola do meu filho só se ensina a letra impressa (de forma) maiúscula, daí ele não conseguia ler palavras de um livro, revista, placas de comércio etc., pois os mesmos estavam em sua maioria escrito com letras minúsculas impressa. Simplesmente desconhecia as letras no formato: a, e, b, d, f, t etc...". Sim, o mundo está escrito com letras minúsculas de imprensa, mas também maiúsculas, ainda que as primeiras sobressaiam sobre as segundas.

      Perfeito, parabéns pela forma como educa o seu filho. Felicidades nas aventuranças da leitura e mande mais notícias. Bjs.

      Excluir
  15. ola gostaria de saber porque ao escrever o próprio nome não pode misturar as letras cursiva com a bastão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luzia! Não se trata de não poder. Defendo que sempre vale o bom senso. Há diferenças nos ritmos se aprendizado dos alfabetizandos, os alunos, que deve ser observado e valorizado. Se o aluno já domina bem todas as letras do alfabeto, não confundindo uma de outra, e deseja escrever o seu nome com letra script ou cursiva, não vejo problema algum e defendo que ele seja atendido em seu desejo. Mas devemos lembrar sempre a questão cultural envolvida no processo. Quando a letra cursiva nasceu, o mundo não dispunha da tecnologia que dispõe hoje. Então, precisamos nos perguntar: de que serve a letra cursiva nos dias atuais senão para se ajustar à cultura dominante. Que importa o tipo de letra que eu uso em meus escritos, se eu escrever com clareza e objetividade? Quando a escrita do próprio nome, é algo muito pessoal e que somente irá se definir após a infância. Mas há que se apresentar as diversas formas e possibilidades de grafá-lo.
      Espero que tudo corra bem com você e os seus.
      Forte abraço!Valeu

      Excluir

Obrigada pela visita! Deixe sua crítica ou sugestão, ela é muito bem vinda.

Compartilhando Saberes e Afetos

Compartilhando Saberes e Afetos
Formação Pedagógica, ideias e informações

Solte a sua voz!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acesse os nossos Canais

Acesse os nossos Canais
Aponte Leitor de Código QR

Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação

Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.