sábado, 14 de junho de 2008

Montagem Textual por frases e palavras



1. Leitura do livro para o grupo, (se possível, apresentar cartazes ou fantoches dos personagens da história);
2. Apresentação do trecho do livro, já lido para o grupo, e escrito no blocão;
3. Leitura coletiva com apontamento do professor, fonema a fonema;
4. Distribuição para os alunos do trecho lido coletivamente para realização de uma leitura acompanhada (orientar o acompanhamento com os olhos e o dedinho); (...)

O MACACO E A MOLA
(SONIA JUNQUEIRA)

O MACACO VÊ A MALA.
O MACACO CUTUCA A MALA.
DA MALA PULA A MOLA.
O MACACO FICA MOLE DE MEDO.










5. Montagem coletiva e individual por FRASES (cada um recebe as frases embaralhadas - após a montagem coletiva através de frases recortadas do blocão - para montar na mesa e depois transpor para o papel, após a leitura:

O MACACO CUTUCA A MALA. 

O MACACO FICA MOLE DE MEDO. 

(SONIA JUNQUEIRA) 

O MACACO VÊ A MALA. 

O MACACO E A MOLA 

DA MALA PULA A MOLA.

6. Montagem coletiva e individual por PALAVRAS (distribuir as palavras embaralhadas, após a montagem coletiva através do blocão, que poderá ser tampada com uma folha de papel Kraft, pardo ou similar.
JUNQUEIRA).   MOLA    E   MOLA.   A   MALA. 

VÊ      MACACO     O     CUTUCA     PULA

A    MALA        DE    O    MACACO       FICA

MEDO.      DA      A      MACACO      (SONIA 

A      MACACO     O      MOLE      MALA      O

7. Cruzadinha legal (substituir os desenhos por outros mais definidos dos objetos).

8. "Senhor Caçador", preste bem atenção, encontre as palavras que estão misturadas!



2 comentários:

  1. Amiga,
    essa atividade é o máximo. Deu muito certo com a minha turma. Eu lhe agradeço muito por ter partilhado isso para todos aqueles que querem mudar o quadro da educação no Brasil.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Achei um máximo essas atividades, estava pesquisando modelos de propostas de trabalho para a alfabetização e as localizei.È bom, saber que há pessoas que são envolvidas com a educação, pois é disso que os educadores do Brasil estão precisando, de pessoas que compartilhem boas idéias e assi, a cada dia tentam fazer uma educação melhor.
    Maria de Nazaré R. Fernandes

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Escreva aqui sua crítica ou sugestão.

Licença Creative Commons
Alfabetiz...Ação em Foco de Prof. Valéria Rosa Poubell é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.vrpoubell.wordpress.com.

Follow by Email

Solte a sua voz!

Nome

E-mail *

Mensagem *

SAUDAÇÕES!

Obrigada pela visita e volte sempre!

Com vontade de aprender, eu vou longe

Com vontade de aprender, eu vou longe
Ilustrando um texto montado por palavras

CONTOS, CANTOS E MUITOS ENCANTOS!

Loading...

Identidade e Multiculturalidade na Formação do Leitor e do Escritor

IFormação de Leitores e Escritores - Identidade e Multiculturalidadehttp://pt.slideshare.net/VPoubell/dilogos-em-educao-museu-oi-futuro?utm_source=slideshow&utm_medium=ssemail&utm_campaign=post_upload

Posted by AlfabetizAção em Foco on Domingo, 22 de novembro de 2015

OPINIÃO

Leitores não escritores X Escritores não leitores: como reparar o percurso?

Crianças realizando inferência na leitura em fase inicial da alfabetização (Escola Pública Municipal do RJ) Paulo Freire nos diria q...

Conectados no Alfabetz...Ação em Foco