"Oh tia, olha! Aqui tá escrito pipa?"



Promover o desafio da construção na escrita é fundamental no processo de desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita. E se este desafio guardar em si um tom de brincadeira, será mais fantástico ainda!



"- Tia, posso pegar o livro que tem quatro histórias?"


Quando a leitura ganha vida na sala de aula, ela passa ser sujeito da aprendizagem. E o mundo ganha muito mais magia. "-Eu já sei ler!", diz o aprendente da leitura e da escrita, na sua fase inicial do processo, para quem já foi contada a história do livro que tem em mãos. E facilmente ganha seguidores. O mundo começa a ser decodificado, ressignificado...

Montagem Textual por frases e palavras



1. Leitura do livro para o grupo, (se possível, apresentar cartazes ou fantoches dos personagens da história);
2. Apresentação do trecho do livro, já lido para o grupo, e escrito no blocão;
3. Leitura coletiva com apontamento do professor, fonema a fonema;
4. Distribuição para os alunos do trecho lido coletivamente para realização de uma leitura acompanhada (orientar o acompanhamento com os olhos e o dedinho); (...)

Montagem Textual por frases e palavras: sugestão de encaminhamento metodológico

Procedimentos metodológicos para uma proposta de alfabetização
através de livros e histórias infantis – algumas sugestões










  1. Sondagem prévia: quem conhece a história?
  2. Apresentação da obra: capa, título e ilustração.
  3. Identificação do autor, ilustrador, editor.
  4. Contação da história. (...)

Compartilhando Saberes e Afetos

Compartilhando Saberes e Afetos
Formação Pedagógica, ideias e informações

Solte a sua voz!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acesse os nossos Canais

Acesse os nossos Canais
Aponte Leitor de Código QR

Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação

Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.