Alfabetização Matemática


Há tempos que ando (sem sair do lugar! Rs...) querendo conversar sobre esse assunto. Não raro, nós, alfabetizadores, nos deixamos atrelar pela leitura e escrita em detrimento da matemática durante a mediação do processo de alfabetização dos nossos aprendentes-ensinantes. Agindo assim, acabamos por não perceber que no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático está contido uma enorme variedade de aspectos, que pode auxiliar, e muito, na aprendizagem da leitura e escrita. Isso sem falar no conteúdo  essencial para se estar no mundo atual.

Alguns desses aspectos podem ajudar no reconhecimento e na identificação do traçado das letras: linhas retas, curvas, quantidade de traços, círculo, meio círculo, enfim uma gama de variáveis imagéticas podem ser exploradas e aproveitadas para o bem de todos, alunos e professores.

Letras e números são imagens, e sabemos que são muito mais que isso também. No entanto,  a definição delas é importante para que possamos nos comunicar.

Um pouco mais adiante, podemos trabalhar a sequenciação numérica, tão importante para apoiar o aluno em suas descobertas. Particularmente, gosto muito de apresentar uma tabela numérica, iniciando com uma que vai do 1 ao 50,  excluíndo o 0 (zero) para facilitar a leitura pelo aluno ao pesquisar a tabela para encontrar um número desejado.

O que você pensa sobre isso? Compartilhe conosco!

Forte Abraço!

Comentários