Alfabetização com a turma da Mônica



Qual criança, jovem ou adulto, caso já tenha sido apresentado, que não gosta das personagens criadas por Mauricio de Souza? E mesmo os que vão ter contato pela primeira vez, dificilmente não se apaixonarão.

Apresento aqui um trabalho que foi desenvolvido a partir das histórias em quadrinhos e sugestões de atividades de leitura e escrita a serem desenvolvidas a partir da tipologia textual História em Quadrinho (HQ)...

Deixo um alerta que considero relevante. 
Diversas são as formas de narrativa no mundo atual. Os quadrinhos conferem peculiaridades que necessitam ser exploradas junto aos educandos, como imagem, emoções (expressões faciais), elementos gráficos (balões, entre outros). Tudo isso contribui ricamente com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pois desde a apresentação formal dos HQs ao aprendente, este vai tecendo seus emaranhados de pensamentos sobre as formas em que se dão a escrita e a leitura. Eles vão aprendendo que estão em jogo muito mais que um olhar atento. É PRECISO UM OLHAR QUE COMPREENDE AQUILO QUE VÊ (Heinz von Foerster, 2003). Mas essa compreensão não brota de uma hora para outra e sequer do nada. Para tanto entra em cena a mediação qualitativa, que aponta, indica, ensina.

Ana, minha filha, adora a personagem Magali. Ao desenvolver uma atividade com ela acerca das histórias em quadrinhos lidas através dos gibis, tentei adaptar ao máximo, de acordo com os seus interesses, mas levando em conta a minha intencionalidade pedagógica (que não funciona muito com filhos, diga-se de passagem e como já disse por aqui).


Começamos por identificar as personagens de sua preferência, após fazermos uma releitura de uma das histórias. Depois recortamos as figuras dessas personagens de um gibi já bastante lido e um pouco desmantelado, causando certa estranheza por parte da pequena: "- Mãe, você vai cortar o liivrooo?"

Enfim, argumentos apresentados, recontamos a história do nosso jeito e a escrevemos. Ela falava e eu ia escrevendo numa folha de papel e mais tarde digitei e apresentei a pequena para identificação de palavras e silabas (após escolha das palavras-chave). Solicitei que pintasse no próprio texto as palavras que eu ditava (uma por dia e também uma sílaba de meu interesse). 
  • ligar nomes aos desenhos das personagens,
  • listar o nome das personagens,
  • identificar a letra inicial de cada nome,
  • completar os nomes com as vogais que faltavam,
  • reconhecer e identificar sons e sílabas,
  • identificar quantidade de letras e sílabas dos nomes,
  • reorganizar as sílabas apresentadas aleatoriamente,
  • reescrita dos nomes das personagens,
  • expressão artística a partir de um quadrinho escolhido, ou uma personagem, para criação de uma cena,
  • Formação coletiva (dueto) de frases sobre a cena construída,
  • construção coletiva da história lida (no HQ) em formato narrativo (pelo professor, no blocão),
  • escrever palavras que iniciam com a mesma letra dos nomes das personagens,
  • listar nomes de elementos e objetos que aparecem em determinado quadrinho,
  • completar nomes (lacunados por vogais ou consoantes ou sílabas) de elementos e objetos,
  • completar frases lacunadas,
  • entre outras.
Importante salientar que, todas as atividades eram interligadas. Um caderno sem pauta serviu como instrumento para organização dos exercícios.




A partir dessa nova história, ressignificada, iniciamos um processo análise estrutural do texto e de descoberta de fonemas e grafemas, gradativamente. Foi trabalho para dois meses de estudo, considerando uma hora diária. Compartilho algumas delas e deixo caminho aberto para sua criatividade tão primorosa.


- Produção Textual - Lista de nomes de personagens

- Produção Escrita - Construção individual de história a partir desenho sugerido


Sugestões complementares

* PASSATEMPOS COM A TURMA DA MÔNICA

* MÁQUINA DE CRIAÇÃO DE QUADRINHOS TURMA DA MÔNICA - MQTM
Uma excelente ferramenta para trabalhar a escrita e a leitura através da tipologia textual História em Quadrinhos (HQs)

 O portal www.maquinadequadrinhos.com.br é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turminha.
Para criar suas histórias, não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados. E para ler e votar nas histórias do portal, não há necessidade nem de cadastro!

O participante poderá também ser Assinante Mensal, Semestral ou Anual do portal Máquina de Quadrinhos. A Assinatura Mensal disponibiliza o acesso a todo o conteúdo do portal por 30 dias. A Assinatura Semestral garante ao usuário o acesso ao mesmo conteúdo da Assinatura Mensal, porém, por um prazo de 180 dias. Já na Assinatura Anual, além do acesso a todo conteúdo por 12 meses, o assinante também terá direito a pacotes com imagens exclusivas.

 http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadasv2.aspx?&bn=1





(*)VON FOERSTER, Heinz.  Understanding  understanding: essays on cybernetics and
cognition. New York, Springer Verlag, 2003.


Boas Inspirações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe sua crítica ou sugestão, ela é muito bem vinda.

Compartilhando Saberes e Afetos

Compartilhando Saberes e Afetos
Formação Pedagógica, ideias e informações

Solte a sua voz!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acesse os nossos Canais

Acesse os nossos Canais
Aponte Leitor de Código QR

Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação

Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.