Jogos e Brinquedos Interativos

OLÁ, PREZADÍSSIMO LEITOR!


Permita-me sugerir uma reflexão: como caminha nossa mediação em meio aos diferenciados processos individuais de aprendizagem dos alunos?  Temos encontrado o passo, ainda que desengonçado? Rs... São "os ossos do nosso ofício!" Não desanime nunca. Afinal, estamos juntos nessa trajetória.

Deixo por aqui uma sugestão que eu achei muito bacana, que está me ajudando e vai te ajudar bastante também. Aliás, para seguirmos em nossa ardúa trajetória, toda ajuda é bem vinda, não é mesmo?

Uma ótima opção para aqueles, como eu, que gostam de ousar e inovar no que diz respeito à motivação dos alunos, é o oferecimento de materiais que não só motivem como estimulem o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Pensando nisso, venho pesquisando e conheci o Ateliê Calu Mirim, uma fábrica de materiais pedagógicos, que apresenta uma proposta variada de jogos e brinquedos interativos. Trabalha com conceito de formação da criança cidadã, que precisa aprender na ação, para desenvolver sua autonomia e consciência crítica.

Como proposta o Ateliê Calu Mirim apresenta a ludicidade em todas as suas peças, com texturas e cores que alegram o dia a dia e aguçam a busca pelo saber. Encontrei por lá um Painel de Contagem com numerais e objetos para relacionar ou mesmo servir de referência; um Cubo de Contagem também com numerais e objetos, totalmente interativo, onde pode-se trocar peças, figuras de acordo com o projeto a ser trabalhado; um Alfabetário Interativo (as peças são móveis) muito bacana; Maleta com Letras do Alfabeto móveis, Tapetinho Interativo; Tabela de Dupla Entrada; entre muitas outras. Por isso, estou compartilhando.

Tenho utilizado esses e outros materiais e já já partilho as experiências reais vivenciadas e os resultados apresentados.


(clique nas imagens para ampliá-las)










Boas Inspirações a todos e todas!

Comentários

Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação

Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.