Ciranda do Anel, de Bia Bedran - Parte II

Este post visa complementar o anterior, que versa sobre a cantiga de roda "Ciranda do Anel", de Bia Bedran. Veja-o aqui.

As atividades que seguem objetivam proporcionar aos alunos uma reflexão consciente sobre a construção da escrita, momento em que eles podem confrontar as suas hipóteses atuais com outras próprias elaboradas no momento da atividade, ou aquelas elaboradas pelos colegas, constituindo assim, uma nova estrutura mental sobre a linguagem oral e escrita.

Disponibilizo também uma amostra do acervo musical da cantora, de títulos do seu acervo literário e um vídeo de Contação de História do próprio acervo profissional da cantora na web.
Através do levantamento do acervo literário da autora da música (sugerida em atividade descrita anteriormente) pode-se sugerir que, dentre uma lista de títulos mostrada pelo  professor (sem fazer a leitura com apontamento- fonema a fonema) com uso do blocão, o aluno identifique aquele que corresponde ao ditado pelo professor.


*Importante intervir fazendo perguntas específicas a cada grupo, ou aluno, de acordo com os seus níveis de aprendizagem, respeitando suas hipóteses atuais para a leitura e escrita e possibilitando o aperfeiçoamento dessas hipóteses.

Estou trabalhando a música e diversas ideias foram surgindo e gostaria de compartilhar com vocês. Não são ideias novas, são coisas que já fazemos e que apenas foram sistematizadas. Relembro que estão abertas e necessitadas de adaptações.

Algumas músicas de Bia
(Disponível em : http://biabedran.com.br/musicas/coletanea-de-musicas-infantis/254. Acessado em 02/10/2011)



Angelus
Capitão Gordon Bia Bedran
Pedalinho
O trem
Água, terra, fogo e ar
O anel
 Segredos
Marinheiro do barco de vapor
Bonita e redonda
O foguete
Fio de linha
O relógio da vovó
Traineira mágica
Dois irmãos
 Quintal
O telefone
 Ciranda do anel
Tudo azul
Alguns livros da autora 
(http://biabedran.com.br/category/livros) 





. Propor a escrita de novas palavras partindo de paradigmas:
Exemplo:
       ANEL
      PAPEL
     ISABEL
 EZEQUIEL
 QUARTEL

O pescador, o anel e o rei


Comentários

Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação

Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.