As cores e as nossas emoções - o que isso tem a ve...

As Cores podem interferir no processo de alfabetização? De que forma?



As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.
Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. (...)

As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades. Sendo assim, o ambiente escolar, e a sala de aula devem ser pensados de forma a promoverem a harmonia necessária para a criação da condição positiva de aprendizagem. O ambiente alfabetizador requer um toque harmonioso entre as misturas das cores que recebe. Cartazes em excesso e de cores variadas devem ser repensados cotidianamente na perspectiva do uso correto das cores e suas influências no campo emocional e cognitivo dos alunos.

Existem muitos testes psicológicos que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder das cores. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade, por exemplo.

Leia mais em:

TCIArt - Psicologia da cor - Os Efeitos das Coresbetização? As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emociona...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe sua crítica ou sugestão, ela é muito bem vinda.

Compartilhando Saberes e Afetos

Compartilhando Saberes e Afetos
Formação Pedagógica, ideias e informações

Solte a sua voz!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acesse os nossos Canais

Acesse os nossos Canais
Aponte Leitor de Código QR

Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação

Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.