Quem, caso já tenha sido apresentado ou apresentada, consegue ficar imparcial ao ouvir e cantar as músicas da nossa Bia Bedran? Dizem por aí que a Bia participou da infância de diversas gerações. Mas como explicar o sucesso enorme que ela faz junto a nós, grandões e grandonas? Mais abaixo, sugestões de atividades de leitura e escrita.
Fundado em 2008, @Alfabetização em Foco Oficial objetiva contribuir com a formação inicial e continuada de Professoras/es e Educadoras/es, com muito afeto, compartilhando ideias, informações, experiências, conteúdos de pesquisas, discussão teórico-prática e também dialogar com Pais e Responsáveis de alfabetizandas/os, a partir do compromisso com os processos educacionais humanitários. Muito bem vinda/o!
Páginas
- Home
- Sobre o Blog
- Acesse Nossos Canais
- Alfabetizando na EJA
- Concepção de Alfabetização
- Minha História
- História da Alfabetização
- Diários em Bordo: trajetórias alfabetizadoras
- Histórias de Alfabetizar
- Ensino Especial em Foco
- Cartazes para Imprimir
- Personagens para Imprimir
- Aqui tem Dica!
- Leia livros!
- HiperDicas!
- Anuncie Aqui!
Leitores não escritores X Escritores não leitores: como reparar o percurso?
Crianças realizando inferência na leitura em fase inicial da alfabetização (Escola Pública Municipal do RJ) |
As letras, ou o seu conjunto em uma palavra, representam o universo codificado, fácil de decifrar para quem tem olhos ávidos e ansiosos. (continua)
To Sir With Love (Ao Mestre com Carinho)
Não há um profissional no mundo que não tenha antes passado pelas talentosas mãos de um PROFESSOR.
À você com carinho,
Um excelente retorno, Professor!
Um excelente retorno, Professor!
Organização Curricular - planos, atividades, sequências ou projetos?
Recomeçar... ou como começar o trabalho de alfabetização, seja de crianças, jovens ou adultos?
Organizar as tarefas a serem vivenciadas ao longo de todo o período letivo requer um bom senso na escolha daquilo que mais facilmente levará até a chegada - os objetivos gerais e específicos. Mas qual será o melhor ponto de partida?
Será que todos nós, professores, sabemos definir e utilizar planos, atividades, sequências ou projetos?
Diversos são os caminhos. No entanto, é preciso saber onde se quer chegar, não é mesmo? Bem traçados os objetivos, pensaremos na trilha que melhor proporcionará alcançarmos aquilo que desejamos. (continua)
Matemática divertida: adição, subtração e multiplicação
Encontrei essa imagem no Facebook. Achei o máximo! Afinal, sempre utilizei em sala de aula essas pecinhas do jogo que chamo de "Monta-Monta". Tenho vários conjuntos deles, pois acredito no seu uso como auxilio no desenvolvimento da criatividade, da integração, além de outros aspectos sensoriais, motores e cognitivos.
Através das peças pode-se trabalhar a noção de adição, de subtração e até de multiplicação. E o melhor, pode-se trabalhar concretamente! Não é legal?
Forte Abraço,
Boas inspirações a todos e todas!
Inclusão Digital Escolar e Social e Alfabetização
Diversas são as atribuições e contribuições inerentes ao
Atendimento Educacional Especializado, na modalidade Sala de Recursos. Com
início neste ano de 2012, no espaço do AEE/Sala de Recursos de uma Escola Municipal localizada na cidade do Rio de Janeiro, é trabalhado um projeto integrado a outras atividades curriculares
da Unidade Escolar que visa promover o desenvolvimento de habilidades e
competências específicas por parte da sua clientela. É o projeto “Inclusão Digital Escolar e Social
- AEE/ Sala de Recursos”.
É
pouco o impacto, do ponto de vista pedagógico, do uso das redes sociais nas
escolas. Mas sabemos que fora da escola, ou até mesmo para manter contato com
os amigos da escola, os alunos fazem uso das redes – Orkut, Facebook, MySpace,
MSN –, mas elas ainda não são utilizadas para outros fins. (...)
As cores e as nossas emoções - o que isso tem a ve...
As Cores podem interferir no processo de alfabetização? De que forma?
Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. (...)
Assinar:
Postagens (Atom)
Solte a sua voz!
Relato de Experiência - Diálogos em Arte-educação
Uma experiência no Museu Oi Futuro, RJ.