Fundado em 2008, @Alfabetização em Foco Oficial objetiva contribuir com a formação inicial e continuada de Professoras/es e Educadoras/es, com muito afeto, compartilhando ideias, informações, experiências, conteúdos de pesquisas, discussão teórico-prática e também dialogar com Pais e Responsáveis de alfabetizandas/os, a partir do compromisso com os processos educacionais humanitários. Muito bem vinda/o!
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Como trabalhar um mesmo conteúdo com diferentes níveis de aprendizagens em sala de aula?
(grupo de alunos meus em classe de alfabetização realizando atividade diversificada enquanto eu atuo numa intervenção mais direta com outro grupo em atividade de leitura e escrita individual) |
Uma leitora me enviou a pergunta acima e sei que a questão se constitui, em minha opinião, num dos maiores desafios a serem enfrentados numa sala de aula alfabetizadora.
Já sabemos que cada ser aprendente (o aluno em fase de alfabetização, seja
criança, adolescente ou adulto) carrega consigo, para onde quer que vá, a sua
história de vida. E ao longo desses vinte aninhos recém completados no magistério (oficiais, pois se considerar os oficiosos, vai bem mais longe ainda) posso dizer com grande conforto que é na sala de aula, onde reside o nosso olhar atento e a nossa escuta sensível, como diz a minha eterna mestra querida, a Prof. Dra. Paula Cid Lopes, que essa história de vida se revelará em capítulos cheios de aventuras e emoções - muitas emoções, diga-se de passagem.
De história em história, todos nós vamos tecendo o nosso aprendizado ao longo da vida. E como trabalhar em sala de aula o mesmo conteúdo para um grupo de alunos com histórias tão diferenciadas de aprendizados? Vou tentar descrever como encaminho o trabalho com classes de alfabetização em relação aos diferentes níveis em que se encontram os alunos em fase de alfabetização.
De história em história, todos nós vamos tecendo o nosso aprendizado ao longo da vida. E como trabalhar em sala de aula o mesmo conteúdo para um grupo de alunos com histórias tão diferenciadas de aprendizados? Vou tentar descrever como encaminho o trabalho com classes de alfabetização em relação aos diferentes níveis em que se encontram os alunos em fase de alfabetização.
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Hipóteses de Escrita e Leitura,
sugestões de atividades para alfabetização
Contação de História e Prática de Escrita
Quem, caso já tenha sido apresentado ou apresentada, consegue ficar imparcial ao ouvir e cantar as músicas da nossa Bia Bedran? Dizem por aí que a Bia participou da infância de diversas gerações. Mas como explicar o sucesso enorme que ela faz junto a nós, grandões e grandonas? Mais abaixo, sugestões de atividades de leitura e escrita.
Leitores não escritores X Escritores não leitores: como reparar o percurso?
Crianças realizando inferência na leitura em fase inicial da alfabetização (Escola Pública Municipal do RJ) |
As letras, ou o seu conjunto em uma palavra, representam o universo codificado, fácil de decifrar para quem tem olhos ávidos e ansiosos. (continua)
To Sir With Love (Ao Mestre com Carinho)
Não há um profissional no mundo que não tenha antes passado pelas talentosas mãos de um PROFESSOR.
À você com carinho,
Um excelente retorno, Professor!
Um excelente retorno, Professor!
Organização Curricular - planos, atividades, sequências ou projetos?
Recomeçar... ou como começar o trabalho de alfabetização, seja de crianças, jovens ou adultos?
Organizar as tarefas a serem vivenciadas ao longo de todo o período letivo requer um bom senso na escolha daquilo que mais facilmente levará até a chegada - os objetivos gerais e específicos. Mas qual será o melhor ponto de partida?
Será que todos nós, professores, sabemos definir e utilizar planos, atividades, sequências ou projetos?
Diversos são os caminhos. No entanto, é preciso saber onde se quer chegar, não é mesmo? Bem traçados os objetivos, pensaremos na trilha que melhor proporcionará alcançarmos aquilo que desejamos. (continua)
Matemática divertida: adição, subtração e multiplicação
Encontrei essa imagem no Facebook. Achei o máximo! Afinal, sempre utilizei em sala de aula essas pecinhas do jogo que chamo de "Monta-Monta". Tenho vários conjuntos deles, pois acredito no seu uso como auxilio no desenvolvimento da criatividade, da integração, além de outros aspectos sensoriais, motores e cognitivos.
Através das peças pode-se trabalhar a noção de adição, de subtração e até de multiplicação. E o melhor, pode-se trabalhar concretamente! Não é legal?
Forte Abraço,
Boas inspirações a todos e todas!
Inclusão Digital Escolar e Social e Alfabetização
Diversas são as atribuições e contribuições inerentes ao
Atendimento Educacional Especializado, na modalidade Sala de Recursos. Com
início neste ano de 2012, no espaço do AEE/Sala de Recursos de uma Escola Municipal localizada na cidade do Rio de Janeiro, é trabalhado um projeto integrado a outras atividades curriculares
da Unidade Escolar que visa promover o desenvolvimento de habilidades e
competências específicas por parte da sua clientela. É o projeto “Inclusão Digital Escolar e Social
- AEE/ Sala de Recursos”.
É
pouco o impacto, do ponto de vista pedagógico, do uso das redes sociais nas
escolas. Mas sabemos que fora da escola, ou até mesmo para manter contato com
os amigos da escola, os alunos fazem uso das redes – Orkut, Facebook, MySpace,
MSN –, mas elas ainda não são utilizadas para outros fins. (...)
As cores e as nossas emoções - o que isso tem a ve...
As Cores podem interferir no processo de alfabetização? De que forma?
Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. (...)
Escola e Família: parceria fundamental na promoção da aprendizagem
Ações de promoção da aprendizagem da Leitura e da Escrita
Como as famílias podem ajudar a criança a se apropriar da leitura e da escrita?
A família pode e deve auxiliar, na medida do possível, a criança em seu processo de aprender a ler e escrever. É importante que pais, mães, irmãos, avós ou outros responsáveis recebam orientações dos professores sobre como auxiliar as suas crianças. Mas se isso não acontece, aqui vai uma ajudinha. Cito alguns exemplos, dentre muitos outros, de tarefas que contribuem para a promoção do sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita.
- olhar sempre os cadernos junto com a criança (...)
Ensino Especial - Caracterização e Propostas Pedagógicas
A Inclusão Escolar dos alunos com necessidades especiais de aprendizado vai muito além dos muros da escola na qual estão inseridos. Poucas não são as barreiras que esse alunado enfrenta em seus dia-a-dia, como preconceito dos vizinhos, dos colegas da própria classe, das outras classes, e também dos amigos mais próximos e mesmo familiares:
"-Eu fiquei quatro anos sem sair de casa com ele. Não ia a lugar nenhum, nem no portão de casa. Tinha vergonha" (mãe de criança de 7anos, com deficiência, em conversa com professor de Atendimento Educacional Especializado).
Vencer essas e outras barreiras é um processo que demanda tempo e muito investimento por parte daqueles que possuem uma melhor compreensão da importância da inserção das pessoas com alguma deficiência na participação social e cidadã. Informação me parece ser a chave para um bom começo de desatação dos nós. Desta forma, este blog carrega em si o desejo de contribuição para pessoas que lidam diretamente ou indiretamente com pessoas portadoras de deficiência física, intelectual ou social, prestando serviços de informação, orientação e proposição de propostas especificamente do campo pedagógico.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE OS LINKS ABAIXO:
Neles você encontrará Informações, Formação, Pesquisas, Troca de experiências, Ideias, discussões e debates sobre o contexto atual da Educação voltada para pessoas com necessidades especiais.
- Ensino Especial em foco - http://ensinoespecialemfoco.blogspot.com.br/
- Categorias das Deficiências - http://ensinoespecialemfoco.blogspot.com.br/2012/05/deficiencia-intelectual-e-aprendizagem.html
- Projetos de Inclusão Escolar: experiências na Sala de Recursos http://ensinoespecialemfoco.blogspot.com.br/p/acontecendo-na-sala-de-recursos-aee.html
Instituto Municipal Helena Antipoff (RJ) - http://ihainforma.wordpress.com/
A experiência antropológica como forma de alfabetização
Uma experiência pessoal muito marcante enquanto caçadora de conhecimentos relacionados à prática profissional foi a participação no curso de extensão da UFF (2009) "Pintura e Escrita: confluências da verbalidade e do olhar nas classes de alfabetização", ministrado pelo Prof. Dr. Armando M. Barros. (re)Aprendi a lançar um novo olhar acerca daquilo que já vinha praticando há tempo, mas não enxergava tão bem: alfabetizar a partir da experiência antropológica, ou seja, partindo da história de vida do sujeito aprendente, lançando mão de imagens pictóricas, fotografias, oralituras pessoais e coletivas...
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